O remarketing sem dúvidas é uma das estratégias que trazem mais resultados no marketing digital. Com ele você consegue dar um tiro mais certeiro e com isso obter maiores resultados. Isso por que o remarketing consegue atingir exatamente quem já demonstrou de alguma forma interesse em seus produtos.
Atualização: Infelizmente o Mercado Livre não permite mais colocar HTML na descrição dos anúncios. Isso impossibilita usar essa estratégia, ou seja, ela não funciona mais. Vou manter este artigo online pois ele descreve bem o que é remarketing e o que é o pixel de remarketing.
O que é remarketing
Remarketing é uma técnica para marcar as pessoas que visitaram seu site e de certa forma demonstraram interesse pelo que você tinha por lá. Muitas vezes as pessoas acabam conhecendo seus produtos em um momento onde elas ainda não tomaram uma decisão de compra. Por este motivo muitos visitantes acabam acessando seu site e não fechando nenhum negócio ou fazendo alguma ação que você queira que eles façam (como por exemplo preencher um formulário de pedido de orçamento).
Utilizando o remarketing, a ferramenta de anúncios que você usa, como o Facebook Ads e o Google Adwords, marca este visitante com um cookie, que é um pequeno arquivo de texto que fica gravado no computador do visitante por um período específico. Com isso as ferramentas de anúncio podem exibir banners ou links patrocinados para estas pessoas quando elas estão acessando outros sites.
Me responda agora: Você já entrou em alguma loja online, viu algum produto específico e depois saiu sem realizar a compra e depois teve a sensação de que as propagandas online, banners mostravam exatamente aquele produto para você? É como se o anúncio estivesse te seguindo, não é? Pois é, você acaba de ser impactado por uma campanha de remarketing.
Para que este recurso funcione, você deve instalar em seu site um pixel fornecido pela ferramenta de publicidade como o Facebook Ads e o Google Adwords. Instalar este pixel é essencial para que suas campanhas de remarketing funcionem corretamente.
O que o pixel remarketing
O pixel de remarketing nada mais é que uma pequena imagem (com tamanho 1 x 1 pixel) ou um trecho de código javascript (ao até mesmo a combinação dos dois) que você deve instalar em seu site ou anúncio do Mercado Livre por exemplo, para possibilitar que o Facebook Ads e o Google Adwords marquem as pessoas que visitam seu site ou anúncio no Mercado Livre.
No caso do Facebook Ads, o pixel de remarketing é um trecho de código javascript junto com uma simples imagem.
Infelizmente o Mercado Livre não deixa adicionar javascript em seus anúncios, mas veremos adiante como podemos contornar esta limitação e poder usar estratégias de remarketing para alavancar suas vendas no Mercado Livre.
Como adicionar o pixel de remarketing em seus anúncios do Mercado Livre
Como falei acima, o pixel de remarketing que o Facebook oferece é uma combinação de código javascript e tag HTML. Veja na imagem abaixo um exemplo completo deste código.
Se você adicionar este código completo em seus anúncios do Mercado Livre ele não vai funcionar direito e pode até te prejudicar. Como não é permitido pelo Mercado Livre adicionar códigos javascript em seus anúncios e você insistir, você pode até mesmo ter sua conta bloqueada. Mas fique tranquilo, aqui você vai aprender como adicionar este pixel respeitando as regras do Mercado Livre.
Para facilitar o entendimento de como criar este pixel, resolvi criar um vídeo ensinando passo a passo como criá-lo neste mini curso grátis. Nele você vai aprender como criar o pixel do Facebook e como adicioná-lo em seus anúncios do Mercado Livre da maneira correta.
O próximo passo após aprender a criar o pixel de remarketing do Facebook e como adicionar ele em seus anúncios do Mercado Livre, é criar um público personalizado no Facebook e direcionar anúncios para ele.
Rapsag
Muito bom, seu vídeo é muito bem explicado e somente agora eu pude entender corretamente o que se trata o Pixel de Remarketing. Parabéns!
Rodrigo
Que bom que gostou. Usar o pixel em seus anúncios lhe dará a possibilidade de criar anúncios de remarketing para os seus produtos anunciados no próprio Mercado Livre ou para seu ecommerce por exemplo.
Fardas Kremer
Vídeo excelente Rodrigo. Parabéns pelas explicações vou providenciar todo esse estudo nos meus anúncios.
Rodrigo
Legal, essa técnica ajuda muito nas vendas se for bem configurada com os anúncios do Facebook.
Marcelo
Olá Rodrigo, gostei muto, já adicionei em alguns anuncios, espero novos videi com outras dicas
Rodrigo
Olá Marcelo. Nos próximos dias irei postar aqui um vídeo ensinando a criar um público personalizado das pessoas que visitaram determinados produtos seu e mais pra frente vou publicar como criar seu primeiro anúncio para esse público.
[]’s
Andrei
Bom dia, ótimo suas postagens. Todas muito bem detalhadas. Como sou ansioso já estou fuçando essa ferramenta de gerenciar publicidade do facebook que eu nem sabia que poderia fazer assim de maneira simples. Obrigado Rodrigo!
Rodrigo
Legal Andrei, que bom que gostou das postagens. Em breve novidades aqui no blog.
Lucato
Rodrigo, parabéns pelo artigo, site e ferramentas. Tudo muito bom.
Em relação a este artigo Pixel Marketing, surgiu uma dúvida. Isto funciona de alguma forma para postagens normais no facebook que eu utilizar o link para o produto no MercadoLivre ou apenas vai funcionar para anúncios pagos que eu criar no gerenciador de anúncios do facebook?
Rodrigo
Olá, obrigado pela visita no blog. Com relação a sua dúvida, o pixel de remarketing você vai colocar na descrição do seu anúncio. Com isso, cada pessoa que visitar seu anúncio começa a ser “monitorada” como uma pessoa que demonstrou interesse no seu produto. Essa demonstração de interesse é feita já que ela visitou seu produto. Como ela é marcada pelo Facebook, você pode posteriormente criar um público personalizado somente com as pessoas que visitaram seu produto no Mercado Livre e depois criar um anúncio no Facebook para esse público.
O passo a passo seria o seguinte:
Como as pessoas que viram seu anúncio alguma vez estão muito mais propensas a ver novamente seu produto e quem sabe, comprar dessa vez.
Então, depois de instalar o pixel o ideal é você conseguir o máximo de visitas possível em seu produto no Mercado Livre. Isso vai garantir vendas e também aumentar o público personalizado.
Pretendo criar um vídeo bem detalhado sobre como funciona isso para ajudar todos. É um tema bem legal e um pouco técnico mas acredito que vai ser bem interessante para todos.
Homero Pires
Ótimo!
Gostaria de entender… se um possível cliente visita o anúncio “X” ele sempre carregará “lembretes” do anúncio “X”, ou receberá também dos demais anúncios “Y” e “Z” marcados com esse código ?
O visitante receberá o “lembrete” apenas quando estiver logado e na página do Facebook?
Desde já agradeço o contato e sucesso!
Rodrigo
Olá, você vai colocar sempre o mesmo pixel em todos os anúncios. Depois você cria um público personalizado para clientes que viram o anúncio X e depois cria um anúncio para esse público. Você também pode fazer um anúncio para pessoas que viram o anúncio X receber lembretes do anúncio Y. Tudo isso você configura na hora de criar um público personalizado.
amanda schimmelpfenning
Oi rodrigo, poderia me tirar uma dúvida sobre pixel?
Segunda e Terça Feira eu tive em torno de 17 venda nos dois dias, na quarta feira meu pixel de compra ficou “<10" e so tive 4 vendas, meu anuncio tá rodando há uns 9 dias seguidos sem pausar, pode me explicar o pq disso?
devo renovar o anuncio a cada semana?
Rodrigo
Olá Amanda, uma informação extra oficial que já ouvi dizer é que de fato se você sempre manter seus anúncios atualizados eles acabam recebendo uma relevância maior. Alguns vendedores alteram os preços variando semanalmente entre um valor ou outro (por exemplo uma diferença de R$ 1 para mais ou para menos).
Claro que isso não é oficialmente falado pelo Mercado Livre, mas vale o teste. Tente alterar imagens, um pouco da descrição e principalmente por o código EAN e todos os atributos que o cadastro de produto pede. Isso sim é falado por eles que aumenta a relevância do seu anúncio. Para saber mais veja este artigo aqui do blog: https://www.mercadobusca.com.br/importancia-de-informar-o-ean-em-seus-produtos-no-mercado-livre/
marcia
esses anúncios no facebook é grátis ou pagamos algo por eles??
Rodrigo
Olá Márcia. Os anúncios do Facebook são pagos.
Jô
Olá Rodrigo, estou adorando suas aulas, são muito bem explicadas e já estou colocando em prática.
Obrigada!
Rodrigo
Obrigado Jô, em breve irei por mais dicas aqui no blog.
carlos
Obrigado pela otimas dicas vai me ajudar muito,ainda mas Eu que estou aprendendo continua sempre assim e que Deus te abençoa vc e a sua família e os seu negócios grato
Rodrigo
Obrigado Carlos!
RENATO
Rodrigo, bom dia! Cara, parabéns mesmo. Realmente não encontrei na Internet alguém que pudesse explicar de uma forma tão fácil, o que vários cursos pagos “não explica”. Já sou seu seguidor. Obrigado…
Rodrigo
Valeu Renato, em breve farei mais vídeos de passo a passo.
Marise Furtado
Olá, meu caro Rodrigo! Só agora pude olhar com calma o vídeo e entender realmente o que é pixel de remarketing. É muito boa sua explicação, pretendo compartilhar nos meus grupos e usar nas minhas contas.
Me diz uma coisa, se a pessoa usar visitas fake do tipo Hip Lead esse sistema cai por terra não é?
Ficarei aguardando o proximo vídeo sobre o assunto. 🙂
Sou sua fã.
Parabéns pelo blog!
Rodrigo
Olá Marise, tudo bom? Obrigado pela visita.
As visitas vindas do Hit Leap não entram no seu público personalizado pois o Hit leap utiliza um navegador próprio para fazer os acessos. Como essas pessoas não utilizam este navegador embutido do Hit leap para acessar o facebook, elas não farão parte do seu público personalizado.
Luciane Camargo
Oi Rodrigo, tudo bem? O Mercado Busca faz parte do meu dia-a-dia. Parabéns! Gostaria de saber se o que está no vídeo de pixel de rrmarketing continua valendo… não tem perigo do ML bloquear a conta ou anúncio? Obrigada e parabéns novamente.
Rodrigo
O pixel é uma simples imagem e o Mercado Livre não tem regras falando que não pode por essa imagem. Então não vejo problema nenhum em usar.
gabriel
Alguma idéia de como fazer um pixel de conversão?
Rodrigo
Não tem como, nem mais o pixel normal porque eles tiraram a opção de por HTML na descrição.
mardson
Rodrigo,Bom Dia.cara tentei o pixel.porém não estou conseguindo.
pois atualizaram a pagina do facebook..quando coloco em criar anuncios…
não o icone sair sem salvar…me ajuda,fazendo favor.
Rodrigo
O pixel já não funciona mais, pois não é mais possível por HTML na descrição dos produtos do Mercado Livre.
luis
O mercado livre só aceita anuncio em texto. Como fica o remarketing
Rodrigo
Infelizmente agora não é mais possível por o pixel 🙁
SAMUEL DA SILVA SECUNDINO
e agora que o mercado livre nao posui mais a parte de anuncios em html ?
Rodrigo
Infelizmente não tem mais como fazer isso 🙁
Jean
Olá rodrigo, agora nao tem mais como anunciar com HTML como faço agora, nao tem como mais ou tem outra tecnica.
E outra coisa depois que a pessoa clicar, essa ferramenta e para ficar aparecendo meu anuncio para ela varias vezes?? No meu caso tenho varios anuncios, mas tipo mesmo. ex caneta azul depois caneta vermelha. mas sempre caneta. Ai no caso iria ficar aparecendo para essa pessoa varias vezes esses anuncios meus que ela clicou??
talita
isso ainda funciona?,visto que hoje é só permitido criar anuncio no formato texto,nao mais em html
Rodrigo
Infelizmente não pois não é mais permitido por HTML nos anúncios. Uma pena.
CLEMEROSN VANDER
Ola ótimas dicas mas não tem nem mais a opção de por o código html no mercado livra isso realmente não funciona mais
Ever
Rodrigo, bom dia. Eu entendi tudo, porem tenho uma duvida. Como eu vou saber quem visitou meus anuncios no mlivre para montar o publico e fazer o remarketing? Eu não entendi como vou montar o publico, qual ferramenta uso pra isso?